quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Afinal,como é feito o levantamento topográfico?


O levantamento topográfico é geralmente apresentado por meio de desenhos de planta com curvas de nível e de perfis. Deve retratar a conformação da superfície do terreno, bem como as dimensões do lote, com a precisão necessária e suficiente proporcionando dados confiáveis que interpretados e manipulados corretamente, podem contribuir no desenvolvimento no desenvolvimento do projeto arquitetônico e de implantação. 

A chamada planta topográfica é fornecida ao projetista que possa a situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitos obras de terraplanagem, fundações, paredes, dentre outros.

Além de ser fundamental no momento de planejamento e projeto da construção, o topógrafo também atua na execução e acompanhamento da obra, verificando se  a execução está bem alinhada e posicionada. Ele ainda pode trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamento de estruturas.

Afinal,como é feito o levantamento topográfico?


1. Para a execução do levantamento topográfico, determinam-se alguns pontos de referência que que ajudarão a situar os elementos do terreno. O topógrafo começa marcando um ponto de partida aleatório com um piquete.



2. A localização precisa do ponto é marcada por um prego fixado no piquete. Sobre este prego será posicionado o aparelho de medição de distâncias e ângulos.



3. Ao lado de cada ponto é colocada uma haste maior chamada de ­testemunha. Além de a­judar na localização do ponto, ela traz a sua identificação. Neste caso, ele é chamado ­NR 0. Os demais pontos formarão um grande polígono dentro do terreno - eles são batizados em ordem crescente (NR 1, NR 2, etc.) no sentido horário.

4.  O centro da Estação Total deve ficar exatamente sobre o primeiro ponto, marcado com o prego, pois é a partir dele que ela determinará a distância até o seguinte.


5.  Finalizada a marcação desta poligonal, os topógrafos medem a posição de cada elemento do terreno em relação a ela. Esses dados são colocados em uma planta - a planta topográfica -, que será fornecida aos projetistas.


6.  Fixada a Estação, um assistente posiciona-se com um prisma no local onde será marcado o segundo ponto da poligonal. Com um sensor infravermelho, a Estação Total indica a distância do primeiro ao segundo ponto e os ângulos entre eles. O processo se repete até que a poligonal se feche.





Continue ligado aqui! No próximo post iremos falar sobre o nivelamento.
Participe de nossa enquete! Comentários são sempre bem vindos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário