quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fachadas com ou sem telhado ?



Olá leitores !

Para compor com projetos contemporâneos aposte nas coberturas planas, herança da arquitetura modernista, que tirou os ornamentos excessivos das edificações !





















Essa questão estética encaminha todo o projeto arquitetônico, além de ter influência direta em relação aos custos da obra, uma fachada com telhado aparente apresenta um custo considerado elevado, devido ao alto custo das telhas, sem contar a manutenção com limpeza e pintura. Ao contrário disso, em fachadas com telhado escondido podem ser usadas telhas simples e de baixo custo, não exigindo manutenção com a parte estética da mesma.

Uma fachada sem telhado não significa que a mesma não exista. O telhado é escondido por uma paredinha com aproximadamente 80 cm levantada sobre a laje para embutir a cobertura, também conhecida como platibanda.




















Na casa projetada pela arquiteta Taina Tikkanen, o telhado foi projetado com telhas metálicas trapezoidais com inclinação de 9%. A platibanda de 50 cm de altura foi construída em alvenaria de blocos cerâmicos com pingadeira em chapa metálica dobrada. Em vez de beiral, Taina optou por algumas lajes de concreto impermeabilizadas com Vedapren branco, que têm a função de proteger as janelas.

Platibanda


Trata-se de uma pequena parede, de cerca de 1 m de altura, executada com a finalidade de 'arrematar' o topo das edificações, utilizada na maioria dos casos para esconder o telhado. "Elas são executadas em alvenaria, podendo ser uma continuação da parede externa da casa", afirma Nascimento.


A arquiteta Beatriz Dutra conta que utiliza tijolos de barro ou cimento e que não existe uma altura padrão para a platibanda. "Também é possível fazer uma espécie de beiral em concreto, que serve para proteger as paredes externas das chuvas".


É preciso ficar atento à impermeabilização deste elemento. "A mesma proteção da laje deve subir na platibanda, ao menos 30 cm. O canto dela deve ser arredondado e a manta deve ser instalada em uma reentrância que é protegida por um mastique (material impermeável flexível que impede a infiltração nesse ponto vulnerável da manta). O topo da platibanda deve ser protegido por uma pingadeira, que além da chapa metálica dobrada, também pode ser executada em concreto", acrescenta Taina.










fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/44/artigo130173-1.asp


Em alguns casos onde é feita a impermeabilização na laje, dispensando o uso de qualquer tipo de cobertura, alguns dos profissionais indicam a distribuição de argila expandida sobre a laje impermeabilizada. Neste tipo de construção o uso de calhas e condutores é indispensável para o escoamento das águas.

Em relação à custo benefício, uma construção com telhado escondido é considerada mais econômica que uma construção de telhado aparente convencional. A estrutura para fixação das telhas é menor e muitas vezes é metálica, porém nos dos casos é possível fazer o armazenamento das águas pluviais para o reaproveitamento na irrigação de jardins, sempre visando a sustentabilidade.

Cobertura de laje, sem telhas - A opção por lajes planas em um terraço exige outras ampliações. Portanto, arquitetos e engenheiros não recomendam este tipo de cobertura devido ao custo elevado que a manutenção exige.




















As construções com telhado aparente podem ser de diferentes estilos: 4 águas, 3 águas, 2 águas, 1 água, ou ainda colonial, moderno, chalé. Porém, exigem uma estrutura, geralmente feita de madeira, onde são fixadas as telhas.

O que diferencia uma telha de outra é a sua forma de conduzir a água, para cada qual existe uma inclinação indicada e obviamente o seu design.  O beiral do telhado com função de proteger as paredes do escoamento das águas e as esquadrias da incidência de sol e chuva, também irá definir o estilo arquitetônico desejado. ( Fonte: imagens da internet ).

Quais estilos arquitetônicos mais lhe agradaram? Deixem seus comentários aqui !

Abraço ! Vagner schutz



Nenhum comentário:

Postar um comentário