sábado, 14 de setembro de 2013

Arquitetura é troca, não dá para ter tudo em uma única construção !




Olá leitores!


O intuito deste post é ajudar você que está pensando em construir a determinar a escolha entre uma casa térrea ou um sobrado...

Como decidir entre construir uma casa térrea ou um sobrado ? Conheça suas vantagens e desvantagens !








Ambas possuem vantagens e desvantagens, pois arquitetura é troca, não dá para ter tudo numa única construção. Então vamos partir da análise das diferenças e ajudar você a tomar a decisão certa, considerando uma casa de áreas e quantidade de ambientes semelhantes.

Para determinar a escolha certa, é preciso levar em consideração alguns critérios, como a dimensão do terreno, a topografia, as características da família, tamanho da casa a ser construída e informações sobre as construções vizinhas. Devem ser observados também os parâmetros urbanísticos, pois estes fatores podem definir de forma antecipada se o estilo da casa será um sobrado ou térrea.

Um dos principais critérios que com certeza lhe ajudará  na melhor escolha é a dimensão do tereno, já que quanto menor mais adequado será construir um sobrado, ganhando assim mais espaço livre para a  área de lazer e paisagismo. Num tereno de pequenas dimensões uma casa térrea por exemplo, ocupará um maior espaço horizontal, sacrificando então o espaço de lazer da família e o paisagismo. Nas áreas urbanas os lotes estão cada vez mais pequenos, alguns com 5 metros de frente por 25 metros de fundo, ou as vezes até menos. Se optar por construir uma casa de dois andares, também chamada de sobrado, ganhará mais espaço no tereno, pois parte dos ambientes ficarão em cima do pavimento inferior, como por exemplo os dormitórios, na maioria dos casos.

Isso não significa que em uma casa de 150 m2 , por exemplo, ficará 75 m2 na parte inferior 75 m2 na parte superior, pois muitas vezes a divisão não é meio a meio. Normalmente, a área total de construção será aumentada, devido a escada e talvez um pouco mais de corredores internos. Deste modo, um sobrado com o mesmo número e tamanho de cômodos terá no mínimo uns 10 ou 15 m2 a mais.

Num lote com grande dimensão, esta escolha deve se feita a partir do gosto da família. Há pessoas que gostam de casa térrea e sem escada, outros preferem um sobrado, para separar as áreas sociais e de serviço da parte íntima.. Algumas famílias preferem os sobrados por ser uma construção mais imponente, mais alta e que permite alguns elementos arquitetônicos diferentes, como o pé direito ( altura entre o piso e o teto ) mais alto ou até mesmo duplo, mezaninos e varandas, com vistas privilegiadas, que por este motivo acaba valorizando mais o imóvel.

Além disso, não podemos esquecer da topografia, pois um terreno acidentado ( em aclive ou declive ), fazer uma casa exigirá maior movimento de terra para obter um nivelamento. Neste caso, a melhor opção é mesmo o sobrado, exceto se a casa térrea for bem pequena.


Agora, o que custa mais, a casa térrea ou o sobrado?


Ambas custam quase a mesma coisa, algumas vezes um sobrado custa pouca coisa a mais. Na casa térrea o telhado é maior, porém a fundação  (alicerces) e a estrutura ( pilares, vigas e lajes ), serão mais leves e, consequentemente mais barato.

Em um sobrado ocorre o inverso : o telhado é menor, porém sua estrutura é maior. A diferença é que em m sobrado haverá uma escada, aumentando então a área de construção e por consequência o custo.

Com certeza, o custo de ambas acabará se dando na escolha de acabamentos, desde que orientada por um profissional habilitado e experiente.




Casa sobrado

  1. Maior aproveitamento do espaço; 
  2. Beleza da arquitetura; 
  3. Melhor separação da área íntima da casa; 

Casa térrea

  1. Não tem escada, o que evita preocupação com filhos; 
  2. Quando for necessário mudar algum móvel ou objeto de lugar, não precisa subir escadas; 
  3. Em questão de gravidez, não precisa subir e descer escadas; 




                                    Segue abaixo alguns sobrados...






Confira algumas fachadas de casa térrea





imagens: google imagens
 texto: Vagner Schutz





2 comentários:

  1. Oi Vagner!
    Ótimo post!!!
    As duas opções é pura questão de escolha mesmo, casal jovens geralmente preferem um sobrado pela beleza da arquitetura, já casais mais velhos ou com crianças e idosos na casa, gostam de térrea pelo conforto e mais segurança quanto a escada né!!
    Abraços!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir