domingo, 27 de outubro de 2013

Alvenaria de pedras naturais



As alvenarias de pedras naturais dividem-se: em alvenarias de pedra bruta, de pedra aparelhada e em cantaria. 




As alvenaria em pedra bruta são formadas de fragmentos irregulares, sem preparo algum, na forma em que são obtidos nas pedreiras. Podem ser assentes a seco ou por meio de argamassa. 

A alvenaria de pedra bruta é usada somente em construções secundárias. Os fragmentos são colocados em fiadas de altura irregular, consolidando-se, de distância em distância, com perpianhos, que são pedras de comprimento igual à sua espessura. Os intervalos entre os blocos maiores são preenchidos com pedras menores, partidas convenientemente para se adaptarem melhor. 





Na alvenaria em pedra argamassada o procedimento é semelhante ao da alvenaria seca, apenas juntando-se as pedras com argamassa, geralmente cimento e arreia ( 1:4 a 5 ). As pedras previamente examinadas pelo pedreiro tem as saliências que podem dificultar o assentamento eliminadas com martelo, devendo ser experimentadas a seco para a perfeita execução. Após a experimentação o leito é preenchido com argamassa e pedra colocada, batendo-se para refluir a argamassa e calça-se com lascas de pedra. Depois preenche-se a junta vertical também de lascas para os interstícios. Nas camadas sucessivas toma-se o cuidado de fazer as juntas verticais desencontradas para a necessária amarração. 




A alvenaria de cantaria é a que utiliza pedras irregulares, porém com as faces aparelhadas. As pedras apresentam forma geométrica perfeita, com faces planas e arestas vivas, recebem denominações diversas de acordo com o grau de acabamento, caracterizada pela última ferramenta utilizada na aparelhagem. Temos a cantaria de picão (martelo com duas faces pontiagudas e recurvadas), a de picola (martelo com duas faces em gume largo), a de escoada (duas faces com machadinha), a de bojarda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário