domingo, 5 de janeiro de 2014

Dicas que podem deixar sua casa mais formosa, funcional e bem iluminada

Projetos de iluminação mudam a cara e garantem o conforto dos ambientes


Abajur, cortinas, tapetes, vasos, quadros...São inúmeros os objetos de embelezamento que podem deixar sua casa mais aconchegante. Como estes, os itens  de iluminação, além de compor a decoração, são essenciais para a funcionalidade do ambiente, sendo, hoje em dia, um dos elementos mais importantes na arquitetura. Uma boa iluminação sublinha a beleza de qualquer espaço e assegura conforto ideal para cada atividade ali executada.

Mesmo, tratando-se de uma reforma é aconselhável fazer um projeto de iluminação residencial. Um bom arquiteto pode montar esse projeto, evitando problemas futuros em relação à parte elétrica do imóvel.

É importante ressaltar que, um projeto de iluminação para a sua casa é um ponto muito pessoal. Não existe um modelo pronto!

Acompanhe a seguir algumas dicas  que podem deixar sua casa mais formosa, funcional e bem iluminada.



COZINHA


É o ambiente da casa onde a gente passa a maior parte do dia. Considerado um ambiente de trabalho, a iluminação mais adequada para este espaço é a fluorescente, já que a mesma produz menos efeitos de sombra  e é mais eficiente se tratando de economia de energia. Na maioria das cozinhas, costuma-se colocar uma luminária no ponto central do teto, porém uma dica importante é dar atenção especial às bancadas, fogões, pias, fornos; Utilizando arandelas nas paredes, luzes indiretas, de baixo para cima, no qual criam focos visuais que, quando bem harmonizados, deixam o visual deslumbrante.






QUARTO



São os ambientes mais pessoais de uma residência. Comumente usa-se plafons externos no ponto central teto com 2 ou 3 lâmpadas incandescentes de 60W. Essas lâmpadas podem ser substituídas pelas fluorescentes compactas, que são mais econômicas e têm a vantagem de não produzir calor. Para a mesa de cabeceira (criado-mudo), costuma-se usar abajur com lâmpadas fluorescentes compactas ou LED’s.
Nos quartos, abajures nas mesas de cabeceira ficam deslumbrantes e não necessariamente precisam ser iguais. Se preferir pode também arrojar na luz central do quarto. Neste caso, use abajures mais clean.
 O ideal é sempre ter algum tipo de luz indireta e mais suave nos ambientes de quarto, além da luz central e mais potente.
Use ‘dimmer’ (interruptor que regula a intensidade da luz) para conseguir uma iluminação que deixe um membro do casal ler enquanto o outro dorme, por exemplo.






BANHEIRO

A iluminação geral pode ser feita com lâmpadas fluorescentes ou incandescentes e para a iluminação localizada deve-se usar, de preferência, a incandescente, pois é a lâmpada que menos distorce as cores.






SALA DE JANTAR

Sobre a mesa de jantar, deve-se usar lâmpadas que reproduzem fielmente as cores, portanto: incandescentes, halogenas ou halogenas dicroicas. Pode-se usar lustres ou pendentes que devem se posicionar na altura entre 0,90 e 1,50m acima do tampo da mesa e no centro desta.  Outra opção é colocar somente plafons embutidos alinhados sobre a mesa com uma dicróica no centro, para os dias especiais, e duas laterais com lâmpadas fluorescentes compactas ou LED’s para serem utilizadas no dia a dia.
Armários podem ser iluminados com equipamentos de luz direcionada para facilitar as atividades domésticas;




SALA DE ESTAR


Estes ambientes poderão ser usados de diversas maneiras e, por isso, a iluminação pode acompanhar a cada uma delas. Receber visitas informais e conversar sob iluminação de uma sanca é bastante interessante pois a luz é rebatida e se espalha resultando em pouquíssimas sombras, o que torna as pessoas até mais bonitas.

Nos dias de festa e visitas mais cerimoniosas, nada como misturar a iluminação indireta com a direcionada; com lâmpadas dicróicas e PAR 36 destacando obras de arte, plantas e esculturas teremos um efeito quase teatral e valorizaremos todos os recursos de decoração utilizados. Um wall wash feito com lâmpadas de LED vai valorizar uma parede especial sem elevar a temperatura ambiente e com baixo consumo.








HOME THEATER

O ideal é utilizar uma iluminação indireta, que possa ser regulada para ocasiões diferentes. Pendentes de luz indireta no ponto central com lâmpadas halógenas e dimmer também são uma boa opção. Deve haver boa iluminação para manuseio dos controles e, no caso de se colocarem abajures, é preferível que suas cúpulas sejam escuras ou opacas para evitar a reflexão da lâmpada na tela.





Imagens: Portal Sódecoração

Gostaram? Você já teve alguma dúvida na hora escolher o tipo de iluminação adequada para cada ambiente? Deixe seu comentário. Ele faz a diferença !!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário