domingo, 11 de agosto de 2013

Radier

Olá leitores,

Radier são elementos contínuos que podem ser executados em concreto armado, protendido ou em concreto reforçado com fibras de aço.



Trata-se de uma laje que recebe carga a todos os pilares. Por consumir um volume de concreto relativamente alto, é mais viável em obras com grande concentração de cargas. Deve resistir aos esforços diferenciados de cada pilar, além de evitar eventuais pressões do lençol freático. O consumo de concreto pode ser diminuído com o emprego de pro-tensão.

Execução

  1. executar o escoramento adequado na hora de escavar as cavas com profundidades maiores que 1,5 m, quando o solo for instável.
  2. Consolidar o fundo da vala, com a regularização e compactação do material.
  3. executar o lastro de concreto magro ( de 5 a 10 cm de espessura) , para melhor distribuir as cargas quando se tratar de alicerces de alvenaria de tijolos ou pedras, ou proteger o concreto estrutural  quando se tratar de sapatas.
  4. Determinar um sistema de drenagem para viabilizar a execução, quando houver necessidade.
  5. construir uma cinta de amarração a fim de absorver esforços não previstos, recalques diferenciais, distribuir o carregamento e combater os esforços horizontais.
  6. determinar um processo de permeabilização acima do soco, para que não ocorra a percolação capilar.
  7. controlar a locação do centro dos blocos e das linhas das paredes e a cota do fundo da vala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário