terça-feira, 23 de julho de 2013

                                Sistema de drenagem,

                   você sabe como ela é feita atualmente?


Olá leitores !
Acompanhem na postagem de hoje: a importância da drenagem, os tipos de drenos, seus benefícios e a origem do excesso de água...
Espero que gostem !

Nos dias atuais é comum utilizar tubos corrugados em PEAD perfurados com o objetivo de  coletar e escoar o excesso de água do subsolo. A drenagem pode ser feita de duas maneiras com finalidades diferentes.









drenagem superficial

Visando a remoção do excesso de água da superfície, solo ou piso construído.







drenagem subterrânea

Visando a remoção do excesso de água do solo até uma determinada profundidade.








A drenagem e seus benefícios

A drenagem apresenta muitos benefícios. Em regiões de muita chuva por exemplo, a drenagem previne o encharcamento e perdas  de produtividade agrícola. 
No Brasil ela ainda é poco usada, mas é de extrema importância. Nas regiões áridas do Nordeste, por exemplo, pode evitar a salinização  dos solos irrigado. A drenagem é uma técnica que auxilia  o processo de irrigação já que este acaba gerando problemas de encharcamento e/ou salinização.
As valas abertas têm o custo de instalação mais baixo, porém apresenta maior custo de manutenção, gera perda de área e ainda dificulta a passagem de máquinas agrícolas. Estes problemas acabam fazendo com que a drenagem utilizando tubos corrugados seja uma melhor opção.

Descubra a origem do excesso de água

Inundações e partilha é a causa disso, principalmente por jardins e gramados empapados de água.
O problema básico é o excesso de água e a falta de drenagem da água. Antes de pensar em instalar um sistema de drenagem de água, é preciso descobrir a principal causa do excesso de água, que pode ser tanto de chuvas fortes, derretimento de neve, nascentes subterrâneas, tubulação de água quebrada ou tubulação subterrânea aspersão quebrado.
Se a fonte da água em excesso é representado por uma tubagem quebrada, não será preciso instalar um sistema de drenagem. Você apenas tem que consertar os canos. Mas se a instalação de um sistema de drenagem é necessária, você tem que ter alguns fatores em consideração.

A composição do solo

A argila contida no solo é um fator fundamental que leva à partilha da água. Portanto, isso deve ser corrigido, utilizando-se um rebento para misturar a argila do solo com materiais como o adubo, areia ou geso.

A elevação das terras

Ao posicionar o sistema de drenagem todo, você deve ter certeza de posicioná-lo em um ângulo, inclinando-o para baixo, em direção à um ponto inferior do que o agrupamento.

Tipo de sistema de drenagem

  1. Se você optar por uma vala aberta que tem que ser de 12 centímetros de profundidade e 12 centímetros de largura. Se o solo for mole, pode ser cavada manualmente. Se não, pensar em contratar um especialista para vir e cavar um fosso escavadeira mecânica.
  2. A trincheira Gravel é a alternativa para aqueles que não querem uma vala no seu quintal. A trincheira deve ser preenchido com cascalho e depois coberto com terra vegetal e grama. Este método é eficaz, mas tem o risco de entupimento devido ao solo, sendo lavados.
  3.  Você pode também usar um tubo de drenagem. Pense em usar um tubo com 12 polegadas de diâmetro ou maior para evitar entupimentos. É claro que um grande tubo será sempre mais caro do que um menor. Além disso, se você usar um tubo feito de várias secções, o processo de instalação será mais demorada.

Esses sistemas de drenagem são eficazes para cada tipo de problema de drenagem.

Mas atenção, em alguns casos você pode ter que usar mais de um sistema de drenagem para manter excesso de água em seu quintal.

fonte: Vagner Schutz; 



Nenhum comentário:

Postar um comentário